quarta-feira, 13 de maio de 2009

Teosofia e Sociedade Teosófica

“Descreve-se oficialmente a Sociedade Teosófica como composta de estudiosos pertencentes a qualquer das religiões do mundo ou a nenhuma, unidos pela concordância a seus três objetivos manifestos, pela vontade de removerem os antagonismos religiosos e de atrair homens de boa-vontade, sejam quais forem suas opiniões religiosas, e pelo desejo de estudar as verdades religiosas e de partilhar com os outros o resultado de seus estudos. Seu elo de ligação não é a confissão de uma crença comum, e sim a busca e a aspiração comuns da Verdade. Eles afirmam que a Verdade deverá ser buscada pelo estudo, pela reflexão, pela pureza de vida, pela dedicação aos ideais elevados — e olham a Verdade como prêmio que se deve lutar por obter, e não como dogma a ser imposto autoritariamente. Julgam que a fé deverá ser o resultado do estudo ou da intuição individual, e não antecedente deles, devendo apoiar-se no conhecimento, não na afirmação impositiva. Estendem a tolerância a todos, mesmo aos intolerantes, não como um privilégio que concedem, mas como um dever que cumprem, e procuram eliminar a ignorância, em vez de puni-la. Vêem cada religião como expressão da Sabedoria Divina e preferem estudá-las a condená-las, preferem praticá-las a fazerem proselitismo. A Paz é o seu lema, como a Verdade é o seu objetivo.” (Geoffrey Hodson)

A Sociedade Teosófica (ST) foi fundada em Nova lorque, em 17 de novembro de 1875, por um pequeno grupo, dentre os quais se destacavam a Sra. Helena Petrovna Blavatsky e o Cel. Henry Steel Olcott, seu primeiro presidente. Nos primeiros anos após sua fundação, a ST enfrentou dificuldades quanto à expansão de seu trabalho. Em 1879, o Cel. Olcott e a Sra. Blavatsky partiram para a Índia, onde viajaram de norte a sul fundando várias Lojas da ST. No ano de 1882 estabeleceram a sede internacional na cidade de Madras, no sul da Índia. Este local, até hoje sua sede internacional e principal centro de trabalho, é mais conhecido como Adyar, nome do bairro no qual está situado.

Ao longo de seus mais de cem anos de existência a ST espalhou-se por cerca de sessenta países em todos os continentes. Internacionalmente, a ST está organizada basicamente em Seções Nacionais, e estas, por sua vez, compõem-se de Lojas e Grupos de Estudos. A maioria das Lojas e Grupos da ST realizam reuniões públicas com palestras, cursos, debates e outros eventos de divulgação, bem como atividades de confraternização entre os seus membros e simpatizantes, sempre em conformidade com seus objetivos.

Três são os objetivos que norteiam os trabalhos da Sociedade Teosófica: Formar um núcleo de Fraternidade Universal da Humanidade, sem distinção de raça, credo, sexo, casta ou cor; Estimular o estudo comparativo das religiões, filosofias e ciências; e Investigar as leis ainda não explicadas da Natureza e os poderes latentes do homem. Desde os primeiros dias de sua fundação, a ST estruturou-se sobre o amplo princípio humanitário da Fraternidade, sendo que os demais objetivos apontam para uma “livre e corajosa investigação da Verdade”.

Portanto, o lema da ST não poderia ser mais condizente com as suas reais aspirações: “Não Há Religião Superior à Verdade". Onde religião, traduzida da palavra sânscrita Dharma, também significa, entre outras coisas, doutrina, lei, dever, direito, justiça, virtude. Em um sentido mais amplo, podemos afirmar que para a ST não há doutrina superior à Verdade. Disso depreendemos que só a busca sincera e obstinada da Verdade poderá nos remeter de forma insofismável para o caminho enobrecedor da Fraternidade. Entretanto, de forma complementar, só uma vivência plenamente fraterna e ética poderá nos desvelar todas as facetas da Verdade. Essa unidade de propósitos que fundamenta a ST é a força que motiva e inspira seus membros e simpatizantes.

Esta Verdade, também conhecida como Teosofia, do grego Theosophia, traduzida literalmente como Sabedoria Divina, significada aquela Sabedoria Viva e Eterna que não pode ser apreendida nem condicionada por qualquer sistema de pensamento humano, por isto a sua justa adjetivação Divina. Todas as filosofias e religiões são apresentações parciais e relativas desta Verdade, limitadas como estão a seus contextos históricos e culturais. São tentativas laboriosas de formalizar e conceber o que não pode ser expresso totalmente em palavras. Porém, se perscrutarmos o coração dessas doutrinas, procurando além das adulterações institucionalizadas, das crenças cristalizadas e da soberba sacerdotal, encontraremos, finalmente, o elo que une essencialmente a todas, e então ouviremos das profundezas de suas construções intelectuais carregadas de dogmas e preconceitos a voz silenciosa da verdadeira Teosofia.

No Glossário Teosófico, de Helena Petrovna Blavastsky, uma das fundadoras do movimento teosófico moderno, encontramos a seguinte descrição para o termo: “A palavra Teosofia não significa Sabedoria de Deus, mas sim Sabedoria dos Deuses ou Sabedoria Universal. Esta Sabedoria é a verdade interna, oculta e espiritual que sustém todas as formas externas da religião, e seu pensamento fundamental é a crença de que o Universo é, em sua essência, espiritual; que o homem é um ser espiritual em estado de evolução e afloramento, e que a humanidade pode progredir na via da evolução por meio de um exercício físico, mental e espiritual adequado, fazendo-se aflorar faculdades e poderes que a façam capaz de trespassar o véu externo do que se chama matéria, e entrar em contato consciente com a Realidade fundamental. A grande idéia que serve de fundamento à Teosofia é a Fraternidade Universal, e esta se acha baseada na unidade espiritual do homem. A Teosofia é, a uma só vez, ciência, filosofia e religião. Diferente do que muitos podem crer, a Teosofia não é uma religião nova; é, por assim dizer, a síntese de todas as religiões, o corpo de verdades que constitui o fundo de todas elas. Se faz conhecida por diversos nomes que têm o mesmo significado, tais como Brahmavidya (Sabedoria Divina), Paravidya (Sabedoria Suprema), etc”.

Qualquer sistema de pensamento que se proclame detentor exclusivo da Verdade, já incorre por si mesmo em profunda contradição, pois intenta limitar o ilimitado. Por este motivo, todo o corpo de conhecimentos veiculado pela ST tem um caráter estritamente adogmático, sendo que os princípios expostas têm o único e fundamental propósito de conduzir o buscador em direção à Verdade. Os membros da Sociedade Teosófica estudam essas verdades e os teósofos esforçam-se por vivê-las. Qualquer um que esteja disposto a estudar, a ser tolerante, a ter aspirações elevadas e trabalhar perseverantemente, é bem vindo a seus quadros.

FONTE: GET Florianópolis.

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